De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em 2017, 141.878 pessoas morreram de hipertensão ou causas relacionadas no Brasil. Em outras palavras, 388,7 por dia. Além disso, de acordo com a pasta, 37% dessas mortes prematuras incluem pessoas com menos de 70 anos. Diante dessa situação, um grupo de cardiologistas de todo o país lançou um aplicativo gratuito para monitoramento da pressão arterial de hipertensos. O AMPA (Medição Automática de Pressão Arterial) desenvolvido pela Beliva já está disponível para IOS e Android.

Cardiologistas de diferentes partes do país trabalharam juntos para desenvolver o aplicativo AMPA (autoteste de pressão arterial), que visa monitorar a pressão arterial de pacientes hipertensos. Na plataforma hospedada pela Beliva, as pessoas agregam informações sobre medições feitas com seus próprios aparelhos e recebem relatórios de medição obtidos. 

Veja também:
Como colocar foto com música no status do WhatsApp?
Conheça os aplicativos para identificar plantas
Descubra como você pode consultar o Renavam através da placa do carro

O que é essa hipertensão na pressão?

Você sabia que a hipertensão e a atividade física podem ajudar a controlar e monitorar esta doença? Assim como é essencial realizar medições contínuas de pressão. Isso significa que manter o controle em casa é muito importante, mesmo que não sigam as regras, as pessoas com essa doença devem entender o seu estresse em casa. As mais recentes Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (DBHA2020) enfatizam a auto-medição da pressão arterial (AMPA). A versão publicada em novembro de 2020 diz que usar esse programa em casa é muito comum, prático e essencial, principalmente devido à cobiçada pandemia.

Esse método de medição da pressão arterial está em constante evolução e crescimento e, em pacientes que precisam, ele sempre controla a pressão. Mas você sabe por que isso acontece? Desta forma, é mais fácil e confiável, pois é medido pelo próprio paciente por meio de um aparelho criado para esse fim.

Sobre este aplicativo, veja as principais informações:

Esse aplicativo é feito pela Beliva, onde você pode colocar seus dados de medição em um aplicativo feito por você para que possa obter um relatório dos seus dados. Neste aplicativo, você também pode entrar em contato com seu médico por meio de uma ferramenta de diálogo para discutir sua pressão arterial e como controlá-la. Este aplicativo foi feito no Porto Digital, Recife, Brasil, além de ter recebido uma doação de uma empresa japonesa que fornece produtos para a Omron Healthcare. A empresa está apoiando essa nova ferramenta essencial para o autocuidado do hipertenso e prestando assistência com seus produtos altamente inovadores. Foi o que disse Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil.

O aplicativo pode ser baixado em qualquer sistema operacional. Quando você sentir dor, estresse ou qualquer outro sintoma grave que o deixe nervoso, você não deve usar AMPA (auto-medição de pressão arterial). Se isso acontecer, consulte seu médico e use o aplicativo para medir sua pressão diária. Mas você precisa avaliar a pressão dos seus dois braços, porque os resultados podem ser diferentes, o lado direito é igual ao esquerdo.

“Portanto, o AMPA se tornou uma forma eficaz de ajudar os médicos a controlar a hipertensão remotamente. O aplicativo também permite a comunicação entre profissionais e pacientes. Mas é importante ressaltar que qualquer pessoa pode pesquisar e fazer o download da ferramenta. O aplicativo permite que os usuários adicionem os dados de medição feitos com seus próprios equipamentos em casa e receba o laudo dessas medidas. Quando estiver pronto, pode encaminhá-las ao seu médico de confiança para avaliação ”, explicou um dos idealizadores, Audes Feitosa. No Brasil, a Beliva atende mais de 1.000 clínicas cardiologistas.

O que ele proporciona?

Com a possibilidade de supervisão remota por médicos, os benefícios para profissionais e pacientes são diversos. Por exemplo, medir e registrar dados diários pode ser usado para monitorar as respostas a certos medicamentos. Além disso, o diálogo é realizado em um ambiente específico, tornando tudo mais organizado e dinâmico. Sem falar que a consolidação desse hábito de acompanhamento terá impacto positivo na adesão ao tratamento e no controle da pressão arterial. 

O aplicativo foi desenvolvido em Recife, Porto Digital, e apoiado pela empresa de saúde japonesa Omron Healthcare. Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Medical Brasil, disse que esta cooperação representa apoio e apoio para um controle mais eficaz da hipertensão arterial. “Como empresa, a nossa intenção e missão é melhorar cada vez mais a vida das pessoas. Com os produtos mais inovadores do mercado, podemos apoiar serviços fundamentais para a prevenção e avaliação da pressão arterial”, acrescentou Cunha.

Os cardiologistas responsáveis ​​pelo AMPA estão localizados em seis estados brasileiros – Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. Audes Feitosa, Diretor do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Eduardo Barbosa, Presidente da Associação de Arte Arterial; Marcos Mota, Pesquisador Principal, Centro Universitário Cesmac / Centro de Pesquisa Clínica do Hospital do Coração de Alagoas; Roberto Miranda, Cardiologia, Departamento de Geriatria, Chefe dos Serviços Médicos da Universidade Federal de São Paulo e Weimar Sebba, Professor Associado de Cardiologia da Sociedade Europeia de Cardiologia e da Sociedade de Hipertensão da Universidade de Barcelona.

O aplicativo também permite avaliações remotas entre profissionais e pacientes para um controle mais eficaz da hipertensão arterial. O serviço foi desenvolvido em Recife, Porto Digital, e apoiado pela empresa japonesa de produtos de saúde Omron Healthcare. “Por meio de produtos inovadores, podemos apoiar um serviço essencial para a prevenção e avaliação da pressão arterial”, disse Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Brazil Healthcare.