Hoje em dia, a vida da maioria das pessoas está toda no celular: tudo é resolvido através do aplicativo do banco, do cartão de crédito, da academia, do táxi, do delivery de comida, além, é claro, das redes sociais. Nesse contexto, perder o celular pode ser um grande transtorno, especialmente se não for dentro da sua própria casa. Por esse motivo, desenvolvedores criaram aplicativos para fazer rastreamento de celular e abaixo nós te explicaremos direitinho como usar eles e quais são os melhores que existem, confira!

Veja também:
Transformar foto em desenho – Conheça os melhores apps
Aplicativos de Karaokê – Confira quais são os melhores
Veja como você pode se transformar em desenho nos vídeos

Find My (iPhone)

Disponibilizado pela própria Apple, o Find My é um aplicativo da empresa que pode ser usado com a finalidade de encontrar os dispositivos Apple que estão perdidos, por exemplo, Apple Watch, iPod Touch, iPad, Mac, entre outros. Para usar, basta conectar o seu dispositivo através do seu login e senha do iCloud. Depois disso, você pode rastrear o aparelho e ainda bloquear ele para que outras pessoas não usem.

Disponível para iOS

Gerenciador de Dispositivos Android

De maneira semelhante ao Find My, o Google lançou para celulares Android o Gerenciador de Dispositivos Android. Com esse app, você pode cadastrar usando a sua conta gmail e encontrar o seu celular, bloqueá-lo (em caso de roubo, por exemplo), formatá-lo de forma remota (apagando tudo o que tem nele), fazer com que ele emita barulhos para que você o encontre (por exemplo, para quando você perde o celular em algum lugar dentro de casa e ele está no modo silencioso) e muito mais coisas. 

Disponível para Android

Wemp Locator

Com esse aplicativo, que está disponível para celulares Android e iOS, você pode localizar o seu aparelho celular caso tenha perdido ou ele tenha sido roubado. Além disso, ele permite que você recupere todos os arquivos do seu celular de forma remota (contatos, fotos, entre outras coisas), que formate o aparelho a distância (para que terceiros não usem seus dados bancários, por exemplo), além de oferecer uma lista com os locais da região que você mora onde é mais provável de ser assaltado e os horários em que esses assaltos acontecem.

Disponível para Android e iOS

Easy Finder & Anti-Theft

Com o aplicativo Easy Finder & Anti-Theft você pode fazer diversas coisas em caso de perda ou roubo, facilitando tanto que você recupere o aparelho, recupere seus dados, quanto torne o aparelho inútil para o assaltante. Por exemplo, dá para configurar para que o celular tire uma foto automaticamente toda vez que alguém tentar desbloqueá-lo, envia localização do aparelho mesmo que ele não esteja conectado com a internet, dá para bloquear o telefone de forma remota, formatar o seu celular a distância para que os bandidos não utilizem dos seus dados de forma perigosa, além de diversas outras coisas (algumas dessas ferramentas só estão disponíveis para a versão premium do aplicativo).

Cerberus Anti-Roubo

Como o próprio nome já deixa transparecer, o objetivo desse app é prevenir que o seu celular seja roubado ou até mesmo que você consiga recuperá-lo caso ele seja. Com ele, você pode rastrear o seu aparelho, configurar remotamente para que ele emita sinal sonoro mesmo que esteja no silencioso (o que também é ótimo caso você perca o telefone), pode formatar o telefone de forma remota (o que é ótimo para que os bandidos não usem os seus dados para aplicar golpes, por exemplo) e ele ainda fica oculto na sua lista de apps, o que é útil caso o ladrão procure por apps para apagar.

Lost Android

Com esse aplicativo, disponível apenas para celulares que usam o sistema operacional Android, você pode recuperar o seu telefone caso ele esteja perdido. Além disso, dá para formatar o seu aparelho à distância (até mesmo o cartão de memória), bloquear o aparelho, rastrear o telefone, mesmo quando o GPS está desativado, gravar áudio e tirar foto com o telefone de forma remota, além de diversas outras coisas. Para ter acesso a tudo isso, o que você precisa fazer é baixar o aplicativo e cadastrar-se nele.

Disponível para Android

Whistle Me

Outro aplicativo que serve para rastrear celulares que usam o sistema operacional Android é o Whistle Me. No entanto, diferente dos outros, que poderiam ser utilizados para recuperar aparelhos que foram roubados, neste caso em específico, ele serve para quem costuma perder o aparelho dentro de casa ou no trabalho, por exemplo, pois o Whistle faz com que o aparelho, mesmo que esteja com o modo silencioso ativado, emite um barulho como se fosse um assobio, facilitando a localização. Para ter acesso a ele, basta fazer o download e se cadastrar para usar.

Disponível para Android

GPS Rastreador de família KidsControl

Um outro aplicativo para celular que também é bem diferente dos mostrados anteriormente é o GPS Rastreador de família KidsControl. Isso porque ele serve para que os pais, mães e responsáveis sejam capazes de controlar os passos dos seus filhos sempre, pois o app notifica todas as vezes que a localização que está no telefone é alterada. Sendo assim, se você se preocupa com a segurança dos seus filhos, pode usar esse app.

Disponível para Android e iOS

Life360

Outro aplicativo voltado para famílias é o Life360. Isso porque, através dele, você pode localizar, em tempo real, onde uma pessoa está e, sendo assim, caso você se preocupe com a segurança do seu filho, pode habilitar esse aplicativo.

Disponível para Android e iOS