Anúncios

Realizar um teste de gravidez online pode ser uma ótima alternativa tanto pela sua praticidade até pela economia que ele pode promover. Cada vez mais as mulheres vêm aderindo à ideia, sendo possível identificar se os sintomas que aparecem podem ser relativos a uma gravidez ou podem ser fruto de uma doença, por exemplo.

É muito importante identificar se há a gravidez o mais rápido possível para que a mulher possa se planejar o quanto antes, tanto financeiramente quanto com relação aos seus hábitos para assegurar sua saúde e da criança. Atualmente, a mulher pode conseguir atestar sua gravidez através do teste de gravidez online, sem nem precisar sair de casa. Confira como ao longo deste artigo!

Veja também:
Implante Dentário Gratuito – Descubra como conseguir o seu pelo SUS
Conheça os melhores aplicativos para ver TV aberta
Aprenda como fazer pão de queijo no liquidificador

A importância do teste de gravidez online

Normalmente quando há a gravidez, a mulher sente alterações tanto hormonais como de sintomas pelo seu corpo. Um dos exemplos pode ser o atraso na menstruação e enjoos. Porém, também é possível ter esses sintomas em caso de outras patologias, por isso é preciso identificar se realmente os sintomas apresentados condizem com uma gravidez.

É possível realizar testes caseiros para não precisar passar pelo desconforto ou o gasto excessivo que gera descobrir uma gravidez em um hospital, já que a possibilidade de alarmes falsos também é enorme. O teste de gravidez online não te dará um resultado final mas pode ser uma ótima maneira de reduzir sua ansiedade enquanto você estará em busca de orientação médica. 

Por que as mulheres estão optando por fazer teste de gravidez online?

Como avanço da tecnologia e insegurança da pandemia, muitas mulheres estão preferindo realizar seus exames à distância evitando contato com hospitais e ambientes que podem gerar aglomerações e proliferação de doenças. Além disso, a maioria das mulheres possui uma rotina bastante corrida, podendo comprometer muito do seu tempo, precisar ir a um hospital e esperar ser atendida por um médico.

Por isso, cada vez mais medidas tecnológicas como a telemedicina vem se popularizando. Medidas independentes como realizar um teste de gravidez online também vem sendo bastante adotadas, só é preciso se atentar que o resultado não é conclusivo e não exclui a necessidade de eventualmente procurar um ginecologista ou obstetra.

Quais os objetivos principais do teste de gravidez online?

O teste de gravidez online é uma modalidade para aquelas pessoas que ainda estão na dúvida se estão grávidas ou não e não possuem muito conhecimento sobre a gravidez e seus sintomas. Medidas independentes como realizar um teste de gravidez online também vem sendo bastante adotadas, só é preciso se atentar que o resultado não é conclusivo e não exclui a necessidade de eventualmente procurar um ginecologista ou obstetra.

O teste de gravidez online permite que a mulher identifique através de uma série de perguntas desde o ato da concepção até os sintomas atuais a probabilidade de realmente estar grávida ou não. O teste de gravidez online ainda pode indicar diversas medidas a serem tomadas caso realmente a probabilidade de estar grávida seja alta. 

Quais os principais sintomas de gravidez?

Os sintomas podem variar bem como o período em que eles aparecem. Existem casos de mulheres que não possuem nenhum tipo de sintoma ao longo da gestação e outras que sofrem significativamente. Caso algum desses sintomas apareça e você tenha vida sexual ativa, pode ser importante realizar um teste de gravidez online seja para indicar a probabilidade de gravidez como para não indicá-la, pois caso dê negativo também é importante consultar um médico e tentar identificar se há o surgimento de alguma patologia.

São sintomas comuns: atraso na menstruação, cólicas abdominais, peito mais sensível e aumentado, enjoos, vontade recorrente de urinar, aumento do sono, aumento da libido, alterações no corrimento vaginal, prisão de ventre, cansaço excessivo e com frequência, dor ou sensação de peso na região pélvica, alteração de humor, etc. Desses sintomas, normalmente o primeiro a aparecer é o atraso na menstruação e associado a uma vida sexual ativa sem uso de métodos preservativos com certeza é um sinal vermelho que merece a realização de um teste de gravidez online.

Como fazer teste de gravidez online?

Existem diversos tipos de teste de gravidez online. A maioria deles pode ser através de questionários bem simples com respostas de sim ou não. É importante que a mulher responda com sinceridade a todas as questões para que o resultado seja o mais verídico possível e para que o cálculo da probabilidade de gravidez não seja errado.

São realizadas perguntas relativas ao uso de método contraceptivo na última relação, se há atraso menstrual por um período superior a 5 dias, se há presença de corrimento em determinadas colorações, se há a presença de cansaço, tonturas ou sono excessivos, se há uma maior sensibilidade a cheiros como cigarros, perfumes e comidas, se há alteração visual e inchaço tanto na barriga quanto nos seios ou a aréola mais escura, se o aspecto da sua pele parece mais oleoso e se há o surgimento fora do comum de cravos e espinhas, se há desejos específicos, aumento de apetite, variações de humor, vontade de vomitar, aumento na frequência urinária, temperatura corporal mais elevada, etc.

Se a maioria das respostas para essas perguntas do teste de gravidez online for sim (7 ou mais) há uma grande chance de você estar grávida.

Após o teste de gravidez online, o que fazer?

O teste de gravidez online acaba não sendo conclusivo, sendo muito importante apenas para identificar se há a possibilidade de acordo com alguns dos sintomas muito comuns que aparecem no primeiro trimestre da gestação. Para tirar a dúvida é preciso realizar testes mais conclusivos e você pode conseguí-los tanto de maneira independente como testes de farmácia, como testes mais caros porém mais assertivos como exames laboratoriais ou ultrassonografia, os últimos dois devendo ser solicitados por um médico e realizado em um local de confiança.